Instituto Trata Brasil participa de Audiência Pública em Jacundá (PA)

02/06/23 – No último dia (02) aconteceu a Audiência Pública, em Jacundá (PA), com a participação da Luana Pretto, Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, a convite da AVIVA Ambiental, acionista da Jacundá Ambiental, com a ELLO Engenharia.

A Audiência que teve transmissão ao vivo em diversas plataformas e  participação ativa da população que lotou o auditório da Maçonaria em Jacundá, teve como ponto principal a discussão da importância da conexão dos imóveis à rede de água pública da cidade, garantindo a saúde da população, que atualmente utiliza água de poço, não segura, de acordo com laudos de análises recentes realizadas pela concessionária. Questões sobre alta inadimplência e cobrança de taxa de disponibilidade também foram debatidos durante o evento.

A palestra de Luana foi enriquecedora e fundamental para dar um panorama dos serviços de saneamento em nosso país e principalmente sobre a importância de se ter água tratada, com qualidade e disponível, num país onde 35 milhões de pessoas não usufruem desse serviço, comenta, Vaney Iori, diretor da AVIVA. A Jacundá Ambiental opera os serviços de saneamento na cidade há 3 anos, dos 30 firmados no contrato de concessão assinado com a prefeitura municipal, estimando R$ 80 milhões de investimentos totais, sendo R$ 73 milhões aplicados nos primeiros 10 anos, finaliza Vaney.

Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, no ano de 2021, o estado do Pará teve 74 óbitos por doenças de veiculação hídrica. Nos últimos 10 anos foram registradas mais de 400 mil internações. No município de Jacundá, no mesmo ano, pelos mesmos motivos, foram 136 internações.

A iniciativa teve participação de juízes, promotores públicos, representantes do poder concedente e associações de classe, vereadores, acionistas e gestores da concessionária, além da população.