Verde Alagoas se prepara para iniciar serviços em 27 municípios da Zona da Mata e Litoral Norte

28/09/22 – Empresa realizará investimentos na ordem de R$ 1 bilhão. 

A Verde Alagoas, empresa formada através de parceria entre Cymi e Aviva Ambiental, vencedora do leilão para prestação dos serviços de água e esgoto no Bloco C, formado por 27 municípios do litoral norte e da zona da mata,  inicia a partir de 1º de outubro, a sua operação nestas localidades.

Com investimentos na ordem de 1 bilhão, durante os próximos 35 anos, a empresa será responsável por serviços de produção e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, atendendo mais de 400 mil alagoanos.

Para assegurar uma prestação de serviço com qualidade, a concessionária atuará em três polos regionais, contemplando os 27 municípios indicados em contrato, são eles: Anadia, Branquinha, Campestre, Capela,  Chã Preta, Colônia Leopoldina, Feliz Deserto, Ibateguara, Jacuípe, Japaratinga, Porto Calvo, Taquarana, Jundiá, Maragogi, Mar Vermelho, Maribondo, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Pindoba, Paulo Jacinto, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Tanque D´arca, União dos Palmares.

Na Zona da Mata de Alagoas, o Polo União, engloba os municípios de Branquinha, Joaquim Gomes, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Campestre, Jacuípe, Jundiá e União do Palmares.

Já no litoral norte, o Polo Japaratinga, atende aos municípios de Maragogi, São Luís do Quitunde, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Japaratinga e Porto de Pedras.

Por fim, o Polo Taquarana, localizado na região agreste do Estado,  inclui os municípios de Tanque d´Arca, Chã Preta, Capela, Anadia, Maribondo, Paulo Jacinto, Pindoba, Mar Vermelho, Taquarana e Feliz Deserto, a única cidade do litoral sul atendida pela empresa.

Nos municípios de Branquinha, Chã Preta, Feliz Deserto, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Tanque D’Arca e União dos Palmares, que estão sendo atendidos pelos SAAEs (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a Verde Alagoas será responsável por todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água.

Nas demais 19 cidades que formam o Bloco C, atendidas pela Casal, que continuará fazendo a captação de água, a Verde Alagoas será responsável pelo reservamento e distribuição da água. Nos 27 municípios, a empresa fará a coleta e tratamento de esgoto.

Até o dia 30 de setembro, a empresa está em operação assistida, preparando as diversas frentes de trabalho e investimentos que serão realizados com a estrutura existente e novas. Todo o trabalho será executado em parceria com a Casal e o Governo do Estado. De acordo com o diretor presidente da Verde Alagoas, Alexandre Lopes, a prioridade, neste início, é assegurar a distribuição de água para a população, com qualidade, por isso, serão realizadas melhorias nas estrutura operacional.

Melhorias

Além de trabalhar para a melhoria na prestação do serviço e no atendimento comercial, a empresa tem meta garantir a universalização dos serviços; que o abastecimento de água seja levado para toda a população da região atendida em até cinco anos e que a rede de esgoto chegue a 90% dos moradores em um prazo de 11 anos.  Atualmente, um dos principais problemas é a não regularidade no abastecimento de água e a ausência da coleta e tratamento de esgoto na maioria dos municípios.

Mesmo antes de iniciar suas atividades, a chegada da Verde Alagoas ao Estado já começou a gerar resultados, com a geração de vagas diretas e indiretas de emprego. A empresa conta com uma equipe de aproximadamente 350 colaboradores já contratados e esse número deve crescer nos meses seguintes.

Fonte: Assessoria de imprensa da Verde Alagoas

www.verdealagoas.com.br